Você já pesquisou no Google “marketing para restaurantes“? Se sim, provavelmente você tem um empreendimento no ramo da gastronomia, pensa em publicar o seu negócio nas redes socais, mas não entende sobre estratégia. Logo, esta material é para você que quer usar a internet para fazer o seu negócio crescer.
É generalidade que empreendedores queiram alavancar de forma rápida e busquem a internet para isso. Porém, se não houver uma estratégia de marketing consistente, você vai gastar tempo e moeda sem obter os resultados que tanto almeja.
Por que usar a internet na estratégia de marketing para restaurantes?
Utilizar a internet para consolidação da marca tem se tornado cada vez mais uma instrumento importante para as empresas, uma vez que 7 em cada 10 brasileiros estão conectados.
Com a passagem do marketing tradicional para o marketing do dedo, é preciso mourejar com essa transformação virtual e aproveitar as possibilidades de conectividade que surgem, mas agora com foco no ser humano e na sua experiência.
As redes sociais são potenciais ferramentas para atrair os consumidores conectados, por meio do marketing de comunidade, das opiniões online e das ferramentas de automação. Por isso, veja aquém 7 estratégias de marketing para restaurantes.
7 dicas de marketing para restaurantes
1 – Canais de mídia
Esteja presente nas redes sociais, crie um site, atualize suas informações no Google Meu Negócio para que as pessoas possam te encontrar no Google Maps ou em uma procura rápida pela internet.
Estar presente na internet é o imprescindível para qualquer estratégia de marketing do dedo.
2 – Seja referência
A propaganda é a espírito do negócio, isso todo empreendedor já ouviu alguma vez na vida. Porém, nem todos sabem porquê se posicionar no mundo virtual.
É generalidade perfis cheios de seguidores, mas que não engajam, não vendem e não crescem. O grande problema da maioria desses perfis é a falta de mando no matéria.
Mas, antes de se posicionar na internet, é preciso ter perspicuidade sobre os valores e objetivos da sua marca, além de dominar o seu ramo de atividade.
3 – Mostre o seu diferencial
Qual o diferencial do seu restaurante? O que você tem para oferecer aos seus clientes? Pratos distintos, ótima localização, uma equipe competente ou um lugar aconchegante?
Mostre tudo isso nas suas redes sociais, dê ênfase ao que seu negócio tem de melhor.
4 – Faça das suas fotos arte
Já ouviu aquela frase “consumir pelos olhos”? Sim, o que labareda atenção em primeiro lugar é a ar da comida. Pratos muito elaborados, o envolvente e a iluminação correta vão fazer da sua foto uma obra de arte.
Invista em fotos profissionais para o seu perfil nas redes sociais. Crie opções de provisões para encher os olhos e fazer os usuários da internet desejarem a sua comida.
5 – Interaja com a sua audiência
Na era dos memes e com o isolamento social, a internet tem se tornado cada vez mais um envolvente de entretenimento e sociabilidade.
Os usuários buscam no mundo do dedo um passatempo, além de serviço de qualidade. Ajude o seu cliente a encontrar o restaurante ideal sem transpor de mansão e sem precisar de aplicativos.
Faça post que engaje, responda aos comentários e inbox. Monte uma página que ofereça um serviço de qualidade e ao mesmo tempo entenda as premência dos clientes.
6 – Aposte no marketing de relacionamento
Reter clientes é uma estratégia antiga. Pesquisas apontam que fidelizar o cliente faz dele uma propaganda ambulante gratuita que pode influenciar outras pessoas.
O marketing de relacionamento consiste em manter uma boa relação com o cliente dentro e fora das redes sociais. Um bom atendimento, programas de fidelidade e um ducto eficiente de informação fazem toda a diferença.
7 – Contrate uma dependência de mídias sociais
Zero porquê contratar um bom profissional que entenda de marketing e seja perito no seu nicho. Uma Escritório de Mídias Sociais irá montar um projecto estratégico de marketing e colocar em prática cada lanço deste planejamento.
Lembre-se que de zero adianta usar todas essas dicas se você não oferecer uma boa experiência aos seus clientes. Empreender é um trabalho difícil, requer paciência e muito esforço.
Aposte em produtos com qualidade, profissionais preparados e tenha disciplina financeira para empreender com maestria. Só logo, em seguida boa estrutura e um serviço com superioridade, você deve colocar em prática um projecto estratégico de marketing.
Se você gostou dessas informações, deixe nos comentários qual a dica que você considera mais importante para impor no seu restaurante. Se quer saber porquê contratar uma dependência de mídias sociais, entre em contato com a Realiza Mídia!
Foto Destaque: Titovailona/Envato Elements
Texto: Leidiana Palma