Porquê usar a veras Veras Virtual

[ad_1]

LEIA: Função do Google cria bicho 3D em mansão; veja porquê usar

Na lista a seguir, o TechTudo explica porquê usar a Veras Aumentada do Google e porquê o recurso funciona. Em cinco perguntas e respostas sobre a tecnologia, você saberá porquê acessar alguns dos modelos em 3D do Google e desenredar se o seu celular tem suporte para a instrumento com o app Google Play Services para RA.

Porquê usar a Veras Aumentada do Google? Lista traz cinco perguntas e respostas sobre a tecnologia — Foto: Clara Fabro/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Como funciona a Realidade Aumentada (RA) do Google?

A tecnologia de Realidade Aumentada traz para o mundo real algum conteúdo digital. Diferentemente da Realidade Virtual, a RA não precisa de nenhum outro gadget para funcionar e utiliza apenas a câmera do celular para transportar imagens digitais para o mundo físico. A experiência é bastante imersiva, já que a tecnologia permite a interação com animais, objetos e conteúdo em 3D.

Basta acionar a câmera do celular para que o ambiente físico seja reconhecido e, assim, a imagem virtual em 3D salte sobre a tela. A experiência fica ainda mais completa quando a RA permite a interação com a imagem digital. No caso dos animais em 3D do Google, por exemplo, é possível posicioná-los no ambiente enquanto eles emitem seus sons típicos e se movimentam no espaço.

Google cria ferramenta que inclui observar animais em 3D com realidade aumentada — Foto: Beatriz Cardoso/TechTudo

2. Quais serviços do Google usam RA?

O Google anunciou o recurso de RA para pesquisas no buscador em 2019, durante a conferência anual da companhia. A novidade permite interagir com animais, insetos e até dinossauros usando Realidade Aumentada e, para acessar o serviço, basta fazer uma pesquisa simples sobre o animal no buscador. A plataforma permite interagir com os bichinhos e é possível modificar o ângulo de observação, além da sua posição no ambiente com a opção "Ver no seu espaço".

A opção utiliza a câmera do celular para reconhecer o ambiente, transpondo a imagem digital sobre o mundo real. Por meio da tecnologia, é possível observar os animais e insetos em escala e aprender um pouco mais sobre cada um deles: é possível ver borboletas e joaninhas voando e saber qual é o som que pandas e leões emitem, por exemplo.

É possível reposicionar os bichinhos com a Realidade Aumentada do Google — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Além das pesquisas no buscador que permitem ver e interagir com as imagens em 3D, o aplicativo Google Arts & Culture também oferece a tecnologia de Realidade Aumentada para usuários. Pelo app, é possível conhecer museus e observar as galerias com as obras de arte, além de explorar pontos turísticos de cidades históricas sem sair de casa, utilizando só a câmera do celular. O aplicativo também permite posicionar obras de arte de pintores famosos na parede da sua sala, por exemplo.

Alguns artefatos antigos e animais pré-históricos também podem ser observados pelo app do Google, além de fósseis, esqueletos de dinossauros e o traje utilizado pelo astronauta Neil Armstrong na missão que levou o homem à Lua.

Traje espacial de Neil Armstrong está disponível em tamanho real em 3D no Google — Foto: Divulgação/Google

Durante o período de isolamento provocado pela Covid-19, a companhia também lançou um recurso do Chrome que forma uma circunferência com dois metros de raio ao redor do usuário. O círculo estabelece uma distância mínima entre a pessoa e outros indivíduos, em referência ao distanciamento recomendado pela OMS.

Além disso, a RA também está disponível no Google Maps, que permite utilizar o recurso em caminhos percorridos a pé, sendo capaz de guiar o usuário com setas em três dimensões pelas ruas, por meio da tela do celular.

3. O que é Google Play Services para RA?

O Google Play Services para RA é o software responsável pelo funcionamento da tecnologia em celulares Android. É por meio dessa plataforma que o Google oferece as experiências de Realidade Aumentada no smartphone, já que os aplicativos e recursos que utilizam RA precisam do serviço para funcionar. O aplicativo já vem instalado de fábrica em modelos de celulares mais recentes, mas, se você não encontra o app no seu aparelho, pode baixá-lo pela Google Play Store.

4. O que significa 'Google Play Services para RA não compatível com seu dispositivo'?

'Google Play Services para RA não compatível com seu dispositivo': entenda a mensagem de erro — Foto: Divulgação/Google

Para que a experiência da Realidade Aumentada esteja disponível para você, é necessário se certificar de que seu smartphone tenha capacidade para suportar o serviço. Dentre outras coisas, é necessário que o celular tenha uma câmera com boa qualidade, sensores de movimento e uma CPU potente o suficiente para que os cálculos sejam realizados em tempo real e garantam um bom desempenho do recurso.

Smartphones com Android 7.0 (Nougat) ou superior e iPhone com iOS 11 ou superior garantem suporte ao serviço, mas nem todos os modelos podem acessar a opção "Ver no seu espaço", já que, para isso, é necessário o Google Play Services para RA. Dentre os principais modelos que têm suporte ao recurso estão celulares da Samsung, como Galaxy J5, J5 Pro, J7 e J7 Pro, linha Note do 8 em diante, linha S do S7 em diante e linha A do A8 em diante, além de modelos mais recentes.

No iPhone, o suporte está disponível para iPhone 6S ou superior, incluindo o iPhone SE e modelos de iPad e iPod touch de 7ª geração. Dentre os celulares LG, estão a linha G a partir do G6, modelos Q6, Q7, Q8 e V do V30 em diante. Na Motorola, os modelos compatíveis vão do G5S Plus em diante, além da linha Z a partir do Z2 e linha One. Além deles, outros celulares de marcas como Asus e Xiaomi também têm suporte à função.

Se você tem algum desses modelos de smartphone e mesmo assim a mensagem de erro aparece, é possível que o aplicativo esteja desatualizado ou, ainda, que a memória do celular esteja cheia. Para resolver o problema, busque pelo aplicativo "Google Services para RA" na Play Store e atualize-o. Se o erro persistir, limpe a memória cache do app e reinicie o dispositivo. Se o problema continuar, desinstale o aplicativo e instale-o novamente.

5. Como usar os animais 3D do Google?

Os animais em 3D podem ser acessados no buscador do Google a partir de uma busca simples pelo animal. Se você pesquisar por tigre, urso, arara, tartaruga, louva-a-deus ou mariposa, por exemplo, a busca traz informações sobre o bichinho e um painel que diz "Veja bem de perto em tamanho real", junto com a opção "Veja em 3D".

Faça uma pesquisa na busca para usar a Realidade Aumentada do Google — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Ao tocar sobre "Veja em 3D", a imagem do animal aparecerá na tela e, tocando sobre a opção "Veja no seu espaço", o bichinho é transportado para o seu ambiente por meio do reconhecimento do espaço pela câmera do celular. Pinçando os dedos sobre a tela você pode aproximar ou afastar a imagem, além de reposicionar e modificar o ângulo de observação do animal.

Movimente a câmera e reposicione o animal 3d com a Realidade Aumentada do Google — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Via Google (1 e 2), Republic World

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador


[ad_2]
Fonte