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A WebPeak, desenvolvedora de tecnologia para estudo de marketing do dedo e SEO – Otimização de Sites para Mecanismos de Procura – fez um estudo sobre as páginas na internet das maiores empresas do mercado de cloud computing. E descobriu que muitos não atendem aos critérios de qualidade aplicados pelos buscadores. E, assim, estão despreparados para a transformação do dedo e pecam em suas estratégias de marketing do dedo.

Cinco das 26 empresas de cloud pesquisadas estão despreparadas em sua estratégia do dedo, o que significa que estão muito mal posicionadas nos buscadores e, por isso mesmo, podem perder oportunidades de negócios. São eles: Seprol, Winov, Usetelecom, Corpflex e Copeltelecom. Os dois últimos estão um pouco menos despreparados e, com a correta consultoria podem se tornar “Visionários” e, depois, “Líderes”.

Quadrante Heróico da WebPeak: Mercado de Cloud Computing

Populares Líderes

Despreparados Visionários

O estudo da WebPeak subdividiu os sites em quadrantes, posicionando as maiores empresas de cloud do mercado porquê “Populares”, “Despreparadas”, “Líderes” ou “Visionárias”. De consonância com a qualidade do site (eixo X, na nivelado), que verifica a velocidade, qualidade no acesos em dispositivos móveis, fatores Web Vitals e indicadores. E de conciliação com a popularidade (eixo Y, vertical), que porquê o nome diz, analisa a popularidade do site; domínios por backlinks; quantidade de backlinks e indicadores.

O CEO da WebPeak, Marcos Custódio, explica que a relevância de estar muito-posicionado nos buscadores é crucial. Para figurar entre as primeiras posições, os portais de procura levam em conta mais de duas centenas de fatores que demonstram a qualidade da página. “Desenvolvemos uma tecnologia capaz de fazer os sites estarem em compliance com essas métricas, implantarem uma estratégia eficiente de marketing do dedo e progressivamente se manterem muito-ranqueados nos principais buscadores,” assinala.

IBM, Azure Microsoft, Locaweb, Totvs e Builtin figuram no quadrante da WebPeak porquê sites “Líderes” e recebem mais acessos orgânicos devido à atenção e preocupação que eles têm com as principais práticas do mercado, que estão ligadas à performance interna e externa.

Na fronteira entre “Visionários” (que trabalham de maneira expressiva a melhora em seu posicionamento do dedo, mas ainda não atingiram o status de líder) e “Líderes” estão Br. Claranet, Mattrix, Mandic e Telium.

E os “Populares”, assim chamados por serem sites de referência na internet, mas que não atendem a critérios simples de qualidade utilizados para qualificação em mecanismos de procura, estão Salesforce e Oi.

A maior secção dos portais das empresas de cloud computing, observadas no estudo, se encontra no quadrante porquê “Visionários”: Hostmidia, Maxihost, Equinix, Avato, Mundo Open, Ntux, IP Company, Blue, Neogrid Data Center e Stetnet.

Vale notar que, apesar de vários sites se encontrarem no quadrante “Visionários”, muitos estão muito próximos da fronteira dos “Despreparados”. Custódio avalia que eles podem estar iniciando sua jornada de otimização ou simplesmente “deram sorte” ao desenvolver seus sites.

Engajamento com o Site

Outro paisagem observado no estudo é o engajamento dos visitantes com o site, a partir dos indicadores: totalidade de visitas no período analisado; permanência média do usuário no site; quantidade média de páginas visitadas; taxa de repudiação; percentual médio de pessoas que acessaram o site e não tiveram nenhuma interação com as páginas.

Tendência de incremento do mercado

O gráfico aquém representa o incremento do mercado para os termos de interesse do público relacionado aos sites listados no período analisado - agosto 2020 a março 2021 (aproximadamente 6 meses), o que permite entender o potencial de mercado, além de identificar oportunidades reprimidas do segmento. O resultado é a soma de todos os acessos dos sites analisados.

Score dos sites no mobile é 0,32

O score dos sites do setor não anda muito muito. No mobile, a média entre os que foram estudados (26 portais) é de 0,32, sendo que o mínimo é zero e o sumo é um. No desktop, a média é o duplo, 0,66, mas há muito a ser otimizado.

Custódio explica que um dos conjuntos de indicadores mais importantes do estudo é o score dos sites (de 0 a 1), que identifica quais são os mais qualificados para os buscadores, de conformidade com a qualidade de desenvolvimento de cada um deles, porquê performance do site, tempo para carregar o primeiro pixel, velocidade de carregamento e tempo para carregar o elemento mais pesado. Além dos Web Vitals, indicadores de extrema relevância para as mais recentes atualizações. Quanto mais próximo ao 1, maior a chance de o site receber mais tráfico qualificado nas buscas importantes do segmento.

Para quem não sabe, Web Vitals são as novíssimas métricas do Google que determinam a otimização da qualidade da experiência do usuário, sendo determinantes para o sucesso de qualquer site na web. Além de quantificar a experiência do internauta, elas identificam oportunidades para melhorar sua performance.

WebPeak Authority

Levante item é muito importante para a elaboração do quadrante, cá se mede a popularidade do site no segmento. Os indicadores que listamos são compostos por uma média do Moz DA (Domain Authority) e o Ahrefs DR (Domain Rating), métricas utilizadas pelos profissionais de mercado para entender qual é a mando de um determinado domínio. Também criamos o indicador WebPeak WA (WebPeak Authority) onde aplicamos nossa fórmula para entender qual a nota que o site receberá para mandar sua domínio na internet. As notas mencionadas são números de 0 a 100.

O Quadrante WebPeak

O objetivo do Quadrante Do dedo da WebPeak é quantificar os resultados digitais dos maiores players do mercado. Nascente material oferece aos gestores de marketing um planta de oportunidades, possibilitando mensurar ações dos principais sites com o maior share de tráfico do mercado. O estudo consolida uma série de métricas que determinam a liderança de um segmento na internet.

O estudo completo está disponível no link.

Sobre a WebPeak

Fundada em janeiro de 2014, a WebPeak é uma instrumento de marketing do dedo e SEO, 100% brasileira, que faz diversas análises que vão desde simples relatórios de page speed, TOP páginas mais visitadas e medidores sociais até relatórios mais complexos, porquê web analytics, dados de Search Console e monitoramento de links. A instrumento WebPeak organiza todas as informações relevantes à estudo universal do site em um único dashboard, permitindo logo que o crítico tenha uma visão mais simplificada e visual dos dados, podendo também edificar relatórios personalizados às necessidades do seu negócio. Para mais informações, acesse Consultoria de Marketing Do dedo (webpeak.com.br)


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