Hoje em dia, grande secção das empresas usam [pelo menos deveriam usar] estratégias para patrocinar links nos buscadores (SEM), leia-se Google. Repare no seu próprio comportamento: ao buscar alguma informação ou mesmo um site que já sabe qual é, dificilmente você digita todo o url, não é mesmo? O mais generalidade é jogar a termo que procura no Google e pronto! Mas esse é só um dos motivos pelo qual você deveria ver com atenção essa estratégia. Posicionar a marca em locais privilegiados nos resultados das buscas é muito mais multíplice e necessário.
Neste cláusula vou explorar mais um dos canais de tração sugeridos por Gabriel Weinberg e Justin Mares no livro “Traction: A startup guide to getting more customers”. É o Search Engine Marketing (SEM).
Esse é o nome oferecido ao conjunto de estratégias que as empresas utilizam para patrocinar links nos buscadores, posicionando a marca da empresa em locais privilegiados nos resultados das buscas e aumentando o entrada dos clientes. Mas, alguns indicadores e técnicas se fazem muito importantes. Vamos ver:
As características dos links patrocinados em buscadores
Investir em SEM funciona muito muito para empresas que pretendem vender diretamente para seu público-intuito. Os autores trabalham alguns indicadores que abordam a eficiência da estratégia em questão:
CTR – Click-through Rate: o CTR é a taxa de entrada do link patrocinado de sua empresa no buscador. Supondo que 100 pessoas tenham visto o link e 3 clicaram, o CTR desta campanha está em 3%.
CPC – Dispêndio Por Clique: o CPC leva em conta quanto a empresa gasta para cada clique oferecido pelos consumidores. É a quantidade máxima de quantia que a companhia está disposta a remunerar para conseguir um cliente em potencial.
CPA – Dispêndio por Compra: nascente indicador mede quanto custa para se invadir um cliente, e não exclusivamente um clique. Vamos supor que a empresa compra cada clique por R$ 1 e 10% dos usuários que clicam no pregão concluem a compra. Isso faz com que o CPA seja de R$ 10. Enfim, a empresa gastou R$ 100 na campanha (100 cliques) e 10% (10 cliques) fecharam a venda, fazendo com que cada venda tenha tido um dispêndio de R$ 10.
A porcentagem mencionada na equação supra (10%) é a chamada taxa de conversão. Ela representa a quantidade de clientes que clicaram no pregão, passaram pelo funil e concluíram a compra.
Sendo assim, a fórmula é: CPA = CPC dividido pela Taxa de Conversão.
Palavras-chave
O processo fundamental de SEM é encontrar palavras-chave de eminente potencial, agrupá-las em grupos de anúncios, testar diferentes combinações nas ads, relacionando-as às diferentes landing pages do seu site. Conforme os dados de aproximação são gerados, a empresa remove os anúncios de baixa performance, elabora novos grupos de palavras-chave com novas landing pages e assim aprimorar continuamente a performance do empreendimento.
Landing pages são as páginas para as quais os links patrocinados irão redirecionar o usuário. Elas devem ser atrativas ao consumidor e construídas para atender diretamente a determinadas palavras-chave, melhorando a experiência do cliente e o retorno em cliques das ads patrocinadas.
Veja esse exemplo de landing page que eu criei para propalar a Instrumento “Formulário de Geração de Personas”. Ela foi um rumo final de um ads com a termo-chave “Persona”.
De olho no score
Todo link patrocinado no Google possui um score de qualidade associado. Esta pontuação mede o quão muito os clientes reagem às propagandas da sua empresa. Ela inclui vários fatores, porquê o CTR e por quanto tempo as pessoas ficam em seu site depois ser redirecionada da procura.
Um score de boa qualidade permite à sua empresa ter um melhor posicionamento e preços menores para anunciar links. É uma forma do Google recompensar os anunciantes pela subida qualidade de suas publicidades. Um CTR considerado médio para campanha de Google Ads é de 2%. Se as suas campanhas dão menos do que 1,5% de CTR, é importantíssimo mudar as palavras-chave e tentar novamente.
Quer saber mais sobre os Canais de Tração possíveis para trabalhar o seu marketing? Um a um vou, vou trabalhá-los por cá. Acesse nascente cláusula e entenda quais são e aproveite para ler os primeiros que escrevi sobre Marketing Viral e Relações Públicas.
Espero que goste! Suce$$o!
Wil
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