Plataforma: porquê escolher a melhor?

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A cada ano o negócio eletrônico no Brasil mostra sua força e a tendência é continuar crescendo impulsionado por um público mais conectado. Com o aumento de vendas online durante o contexto de pandemia, a espaço tem ganhada, em média, uma novidade loja virtual por minuto segundo a Associação Brasileira de Negócio Eletrônico (Abcomm). A partir da pesquisa, é provável mensurar que já foram abertas 107 milénio lojas, com 2 milhões de novos clientes desde o início do isolamento social.

E não são exclusivamente novos negócios que estão ganhando espaço na internet, mas, muitas lojas físicas também têm optado pelo negócio eletrônico. Para entrar nesse mundo, o empreendedor precisa adotar algumas estratégias e fazer boas escolhas para que a esperança não se torne uma frustração, até porque em uma rápida pesquisa por soluções em e-commerce, é provável encontrar uma infinidade de alternativas. Mas a escolha deve ser baseada no mercado seguindo perfil de cada negócio.

“Uma decisão ineficaz pode levar à transmigração para um novidade plataforma, gerando retrabalho em pontos cruciais da loja virtual, porquê o SEO para ranqueamento orgânico em sites buscadores, por exemplo. No momento de iniciar um e-commerce é preciso considerar não só o benefícios e valores, mas também o seu objetivo de negócio a médio e longo prazo e estimar se a plataforma é capaz de escoltar seu desenvolvimento”, explica Willians Marques, Diretor Universal da Tray, unidade de e-commerce do Grupo Locaweb.

Recursos e funcionalidades

O primeiro quesito que você deve determinar é a quantidade de recursos e funcionalidades disponíveis. Uma teoria é fazer uma lista do que considera indispensável em uma plataforma para que ela atenda a seu padrão de negócio.

É importante verificar os recursos, tanto de front end (secção que fica visível para os consumidores) quanto de back end (gestão por trás da sua loja virtual), assim, se pode saber desde o início que a melhor plataforma é aquela que possibilita uma gestão fácil e intuitiva das suas vendas.

No e-commerce a informação visual é fundamental. É necessário pensar em cores, fontes, botões, menus, imagens, descritivo e outros itens customizáveis e fundamentais na jornada de compra do cliente dentro da loja virtual.

Capacidade de servidor

A capacidade dos servidores muitas vezes não é colocada na balança pelo empreendedor na hora de escolher uma plataforma de e-commerce. Quanto maior sua disponibilidade para processamento de informações, menores são as chances do seu e-commerce transpor do ar.

Marketing do dedo

O marketing do dedo também deve ser encarado porquê prioridade, finalmente, será necessário publicar os conteúdos e ofertas para o público-mira. No planejamento, é provável definir a mensagem da marca, as ferramentas que serão utilizadas, linguagem e o posicionamento da loja virtual.

Existem várias estratégias, por isso, é preciso pensar de combinação com o seu cliente. As pagas, porquê e-mail marketing, anúncios, comparadores de preço e redes sociais, costumam gerar resultados mais rápidos.

Para quem procura fabricar um relacionamento sólido com o público, a estratégia é investir em marketing de teor, SEO (conjunto de técnicas que influenciam os buscadores a definir o ranking de uma página para determinada termo-chave pesquisada) e marketing nas redes sociais.

Pagamentos

Um e-commerce estruturado também oferece opções diversificadas de pagamentos aos clientes, o que torna a loja virtual mais atrativa. Por isso, durante a construção do e-commerce, considere qual instrumento será utilizada.

É importante investir em um checkout transparente, que permite a desfecho do pagamento na mesma plataforma do pedido sem redirecionamento para outro site, isso aumenta a crédito do consumidor.

Entregas

Defina a logística das entregas para prometer que o resultado chegue dentro do prazo estipulado, pois muitas reclamações são referentes a problemas porquê tempo de entrega e, isso, pode originar uma experiência negativa. o que é péssima para o negócio.

“Basicamente, uma plataforma ruim pode prejudicar as vendas, dificultando o processo de compra e afastando clientes. Por outro lado, uma plataforma estruturada pode melhorar significativamente o desempenho da loja virtual. É importante que esses processos sejam definidos antes que seja feita a realização do projeto, uma vez que uma transmigração ulterior pode gerar diversas dificuldades para a loja”, completa o Willians.

Leia também: Porquê atrair clientes para a sua loja virtual.


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